
O Porto de Leixões recebeu, no dia 20 de março, a visita de uma delegação norueguesa composta por representantes de portos, clusters de inovação, empresas e instituições do setor marítimo. Esta iniciativa integra a agenda de cooperação internacional focada na digitalização e descarbonização dos portos, promovendo parcerias estratégicas entre Portugal e a Noruega.
A visita a Leixões incluiu um evento de matchmaking em colaboração com o cluster português Fórum Oceano, com o objetivo de explorar oportunidades de cooperação B2B e B2C. Durante o encontro, realizado no Terminal de Cruzeiros, foi feita uma apresentação do Porto de Leixões por Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação, e Hugo Lopes, Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade. Este evento teve como propósito promover e desenvolver contactos bilaterais para a criação de projetos conjuntos no domínio da economia azul.
No dia 21 de março, a delegação norueguesa prosseguiu a visita ao Porto de Viana do Castelo e às instalações das empresas Corpower e WestSea, ambas atuantes no setor das energias renováveis.
O Oceano e a Economia Azul têm sido pilares da cooperação bilateral entre Portugal e a Noruega em diversas áreas, como pescas, comércio marítimo, transporte marítimo, navegação, oceanografia e energias renováveis oceânicas. Em junho de 2024, uma delegação portuguesa de alto nível, que incluiu João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL, visitou Oslo e Bergen para conhecer soluções e tecnologias norueguesas destinadas à modernização e descarbonização dos portos.
Em resultado do sucesso desta primeira iniciativa, as entidades envolvidas na organização da visita à Noruega — a Direção-Geral da Política Marítima (DGPM), Innovation Norway, o Ponto Focal Nacional EEA Grants em Portugal e a Embaixada da Noruega em Lisboa — promoveram agora esta visita de uma delegação norueguesa a Portugal e aos Portos Portugueses com os mesmos objetivos.