Sete navios de cruzeiro no Porto de Leixões | 21 a 26 de Abril
Poesia

Na semana de 21 a 26 de abril o Porto de Leixões acolheu sete navios de cruzeiros, destacando-se escalas de prestigiadas companhias internacionais, incluindo visitas inaugurais e navios com características únicas de inovação e sustentabilidade, como o MS Fridtjof Nansen, classificado como o navio de cruzeiro mais sustentável do mundo.

21 de abril
O Porto de Leixões acolheu dois navios distintos:

Ao Terminal de Cruzeiros chegou o MSC Poesia como parte do seu itinerário do Funchal a Copenhaga. Para além de Leixões visita Bilbao, Southampton, Le Havre e Roterdão e navega com quase 3.000 passageiros a bordo. É detido e operado pela MSC Cruises. Foi lançado em 2008 com 294 metros de comprimento e 96.000 GT. Esteve uma temporada com itinerários na América do Sul regressando agora à Europa com itinerários sobretudo no norte da Europa.

A Estação de Passageiros acolheu o Le Bellot da prestigiada companhia de cruzeiro de luxo Ponant Cruises. Trata-se do quinto de seis navios de expedição da Ponant, lançado em 2020 com capacidade máxima para cerca de 260 passageiros. O primeiro lounge subaquático do mundo para navios de cruzeiro foi concebido para a nova série de 6 iates da classe Explorer da Ponant. O local exclusivo, chamado "Blue Eye", conta com sofás vibratórios e um sistema de som inovador para captar a acústica do mar.

22 de abril

O Norwegian Star, da Norwegian Cruise Line, chegou a Leixões no âmbito de um itinerário de 14 dias, entre Lisboa e Southampton. Com 294 metros de comprimento, transporta cerca de 2.500 passageiros e está em operação desde 2001.

23 de abril

O Mein Schiff 3, da TUI Cruises, encerra um itinerário de 28 dias iniciado em Bremerhaven, com o tema “O Despertar da Primavera nas Ilhas Atlânticas”. Este navio de 294 metros e 100.000 GT traz a bordo cerca de 2.500 passageiros.

24 de abril

O MS Fridtjof Nansen da Hurtigruten é classificado como o navio de cruzeiro mais sustentável do mundo. Escalou a Estação de Passageiros no âmbito de uma viagem de 11 dias entre Lisboa e Hamburgo. Lançado em 2020, está preparado para expedições polares, acolhendo até 550 passageiros. O MS Fridtjof Nansen, movido a bateria, ganhou o título de navio de cruzeiro mais seguro e sustentável do mundo, num universo de 400 navios de cruzeiro.

 

25 de abril – Dia da Liberdade

O Spirit of Adventure, da Saga Ocean Cruises, atracou no Terminal de Cruzeiros com cerca de 900 passageiros. Lançado em 2021, serve maioritariamente o público britânico sénior em itinerários de média e longa duração pela Europa.

 

26 de abril

No sábado recebemos na Estação de Passageiros a visita do Ocean Albatros em Escala Inaugural. O navio tem atualmente bandeira Portuguesa, tendo sido registado no Funchal. Lançado em 2023 para a Albatros Expeditions, tem apenas 104m de comprimento e capacidade para 200 passageiros. Trata-se de um navio de expedição (classe polar 1A-Super / PC6), detido pela dinamarquesa SunStone Maritime Group e operado pela Albatros Expeditions (marca de viagens de propriedade da Albatros Travel Group/empresa sediada em Copenhaga, especializada em cruzeiros turísticos no Ártico e na Antártida). Possui a mais alta classe de quebra-gelo para navios de passageiros (1A Classe Polar 6/PC6) e oferece níveis de segurança e proteção ambiental sem precedentes. Com um design de proa patenteado "ULSTEIN X-BOW", tem capacidade para navegar com maior estabilidade em comparação com os navios com design de proa tradicionais. Os motores do navio utilizam menos combustível, o que resulta numa redução das emissões atmosféricas e do consumo de combustível. Está ainda equipado com os mais recentes sistemas de propulsão, bem como com tecnologia de posicionamento dinâmico. Como habitual, foi realizada a bordo do navio, a Cerimónia de Troca de Placas alusivas a esta primeira visita a Leixões, com a presença das autoridades portuárias e do Capitão do Ocean Albatros.