Ao longo de dois dias, 3 e 4 de outubro, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolheu as 11.as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária, organização da Delegação Portuguesa da PIANC e que contou com 233 inscritos.
Nesta 11.ª edição das Jornadas, com abertura a cargo do Presidente da APDL, João Pedro Neves referiu: “É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas a todos os participantes, profissionais e especialistas em engenharia costeira e portuária, a este importante evento no contexto da engenharia nacional. Nesta edição teremos o privilégio de assistir a um conjunto de sessões técnicas sobre Conceção, Modelação e Construção de Obras Marítimas e Portuárias, Gestão de Infraestruturas e Património Portuário, Agitação Marítima, Ambiente, Energias Renováveis, Descarbonização e Transição Energética, bem como Materiais e Técnicas Inovadoras e as desafiantes soluções baseadas na natureza.
Teremos ainda a oportunidade de visitar uma obra exclusiva que marca o progresso no nosso setor em Portugal. Trata-se do Prolongamento do Quebra-mar do Porto de Leixões, uma das maiores obras em curso no nosso país, que representa a ambição e compromisso da engenharia portuguesa com o desenvolvimento estratégico do Porto de Leixões. Ao visitar esta obra, terão a oportunidade de observar e compreender a complexidade e a magnitude dos desafios que enfrentamos nesta importante obra marítima.
Esperamos que estas jornadas sejam enriquecedoras, inspiradoras e que fomentem debates produtivos e ideias inovadoras. Que estes dias sejam repletos de troca de experiências e fortalecimento dos laços profissionais entre todos nós!”
Dirigida a consultores, projetistas e construtores de obras marítimas e portuárias, engenheiros e técnicos envolvidos em questões de planeamento portuário e do litoral, especialistas em transporte marítimo e fluvial, Pilotos e comandantes de navios, Investigadores de Hidráulica Marítima, professores e alunos das Faculdades de Engenharia e das escolas náuticas, a APDL, para além de apoiar estas Jornadas, que tiveram como Presidente da Comissão Organizadora, Hugo Lopes, da Direção de Desenvolvimento e Sustentabilidade, marcou presença com a participação de Luís Monteiro e Graça Oliveira, com apresentações dedicadas ao “ROTEIRO DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DO PORTO DE LEIXÕES” e à “Monitorização Ambiental no porto de Leixões”.
A PIANC – The World Association for Waterborne Transport Infrastructure é uma associação internacional, apolítica e sem fins lucrativos, subvencionada pelos governos de 43 países, que agrega os delegados desses governos, membros individuais e membros coletivos.
A expressão “Waterborne Transport Infrastructure” traduz o objetivo último da PIANC, de promoção das condições de exploração e segurança da navegação interior e marítima, encorajando o progresso em matéria de conceção, construção, gestão, manutenção e exploração das vias navegáveis, dos portos e das suas estruturas de proteção, tendo sempre presente os problemas ambientais. As instalações destinadas à pesca e às atividades de recreio náutico fazem igualmente parte do campo de ação da PIANC.