O Porto de Leixões é membro da MedCruise, a Associação dos Portos de Cruzeiros do Mediterrâneo cuja missão é promover a indústria de cruzeiros no Mediterrâneo e seus mares adjacentes.


Estabelecida em Roma em 11 de junho de 1996, por um acordo de colaboração entre 16 portos em sete países diferentes, um dos quais o Porto de Leixões, a associação MedCruise espalha-se hoje em 22 países e está localizada em três continentes diferentes, África, Ásia e Europa. Representa mais de 150 portos e 47 membros associados.

 

O Porto de Leixões faz igualmente parte da Cruise Europe, uma rede ‘business to business’ de portos e destinos de cruzeiros da Fachada Atlântica e Norte da Europa. A Cruise Europe foi criada em 1991 com 27 membros, um dos quais o Porto de Leixões, tornando-se a primeira rede da indústria de cruzeiros na Europa e que, atualmente, conta com 140 membros de mais de 20 países.

 

 

A CLIA - Cruise Lines International Association é a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo. Fundada em 1975, tem como principal objetivo proporcionar mais e maiores benefícios, assim como uma voz globalmente unida, para empresas de cruzeiros, agentes de viagens, portos e ainda parceiros de negócio que sejam incluídos no mesmo mercado, como é o caso do Porto de Leixões.

 

A Marca “Cruise Portugal” reúne todos os portos de cruzeiro portugueses que em conjunto fazem a promoção da indústria nacional de cruzeiros junto do sector internacional. Os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores, Madeira e, mais recentemente, da Figueira da Foz participam anualmente nos principais eventos mundiais do setor como a Seatrade Cruise Global, a Seatrade Cruise Europe (Bianual) e a Seatrade Cruise Med (Bianual). O objetivo da “Cruise Portugal” e de cada um dos seus portos passa por dar a conhecer, aos maiores decisores da indústria a nível mundial, as suas inúmeras valências e a sua oferta portuária e turística, procurando, assim, contribuir para aumentar a quota no mercado europeu e mundial.