O crescimento da indústria de cruzeiros no mundo e, em particular na Europa, e o aumento da capacidade dos navios, enfatizou a necessidade de Leixões dar resposta a uma procura que ainda se mantem em crescimento, de navios com comprimento acima dos 250m que passavam ao largo e não podiam escalar este porto nas anteriores condições.

Com a construção do Terminal de Cruzeiros localizado em Matosinhos inaugurado em 2015, mas mais concretamente o novo cais com 340m de comprimento inaugurado em abril de 2011, o Porto de Leixões passou a acolher a maior parte dos navios de cruzeiros da atual frota mundial, até um limite de 300m de comprimento, podendo em casos excecionais ser superior até ao máximo de 320m.

O potencial turístico e ambiental que o Porto e Norte de Portugal representam, a par das demais cidades marítimo-portuárias atlânticas, favorece o desenvolvimento de produtos diversificados e diferenciadores relativamente à oferta de outros destinos e regiões. Leixões recebe habitualmente, cruzeiros temáticos baseados nos vinhos e que têm aqui um porto de escala privilegiado.

Outro dos fatores chave para Leixões é a proximidade ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, que pelas ligações diretas a vários destinos europeus, aos EUA e ao Brasil, aliada à capacidade hoteleira disponível no destino Porto, permitem potenciar a valência do Terminal de Cruzeiros em Matosinhos como porto de turnaround, isto é, porto de início e fim de viagens para navios de cruzeiro.