Projeto

O edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é um projeto da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva e é uma das partes de um plano estratégico para a zona portuária em que se insere, funcionando como rótula entre as três funções principais desse plano, que inclui o novo cais para navios cruzeiro, um novo porto para embarcações de recreio e um novo eixo de acesso à cidade de Matosinhos.

O projeto, influenciado pelas linhas curvas do molhe, partiu da ideia de resolver todas as necessidades do programa com um só traço, resultando numa espiral revestida a milhares de azulejos hexagonais, que se estende em três tentáculos exteriores e um quarto que cai no seu interior, numa rampa helicoidal que liga todas as funções internas com um pé-direito quádruplo dominado pela luz natural. Os braços exteriores conduzem os pisos dos investigadores para o mar e o piso de embarque para a manga dos cruzeiros ou para o passeio pedonal à cota alta, rumo à praia de Matosinhos. Branco ondeante e iluminado, o volume é coroado por um terraço acessível de onde se contempla o Atlântico.

A obra foi subdividida em fases estando concluídas as duas iniciais, um novo cais e o edifício principal. A última fase integra o espelho de água no núcleo do edifício, o arruamento de ligação à cidade e o porto de recreio com o tratamento das suas frentes e com o pequeno edifício de apoio náutico.